segunda-feira, 21 de março de 2016

CARACTERISTICAS DAS PARCELAS E TRATAMENTOS UTILIZADOS NA CANA-DE-AÇÚCAR

  O experimento foi instalado no dia 30 de novembro de 2015, constituído por 4 parcelas de 5 x 7 metros. Cada parcela obteve os seguintes tratamentos: a primeira parcela com tratamento de semente (TS) e aplicação de fungicida preventiva, a segunda tratamento da semente e fungicida curativo, a terceira parcela com tratamento de semente e a quarta parcela não recebeu nenhum tratamento. A cultivar implantada foi a RB86-7515 , variedade tardia com ciclo em torno de 400 dias do plantio até seu corte , a adubação adotada foi  250 Kg Há-1 da formula 0-20-20, com plantio manual e espaçamento entre linhas de 1,20 metros.
   O plantio foi manualmente com abertura de sulcos a uma profundidade de 10 cm.  Vinte dias após o plantio foi feita a capina manual e adubação de cobertura com nitrogênio(30 kg/há-1). No inicio do estágio vegetativo, foi realizado adubação de cobertura com nitrogênio(60 kg/há-1)e potássio (35 kg/há-1)

Figura 1: Área experimental da cultura da Cana-de-açúcar
Fonte: Andreotti, 2016 – IFMT- Campus Campo Novo do Parecis.

As principais doenças encontradas na área foram , Escaldaduras das Folhas, Mancha Anelar , Podridão Vermelha e Estria Vermelha . As doenças encontradas variam de região e qual a variedade adotada e suas resistências  , afinal é o principal método de controle de doenças da cana-de-açúcar é adoção de variedades resistentes .

Nenhum comentário:

Postar um comentário