sábado, 19 de março de 2016

MANCHA ALVO NO ALGODOEIRO

        A mancha de corynespora ou mancha alvo é uma doença de ampla distribuição geográfica, infectando mais de 70 espécies de plantas diferentes. A doença é relativamente recente em algumas espécies vegetais, configurando um novo desafio para culturas de interesse agronômico como a cultura do algodoeiro.

Etiologia
            O agente causador é o fungo Corynespora cassiicola. Esse fungo é um patógeno de plantas que apresenta distribuição mundial, atacando uma ampla gama de hospedeiros, Infectando folhas, flores, frutos, raízes e caules de mais de 70 espécies de plantas diferentes em diversos países tropicais e subtropicais.  

Sintomas
Os sintomas da doença são lesões pontuais de coloração parda e halo amarelo, com a evolução, são constatadas manchas grandes circulares, de cor castanha, formando anéis concêntricos de coloração mais escura, ainda no centro da lesão apresenta uma pontuação. Inicialmente os sintomas são observados nas folhas do terço inferior da planta de algodoeiro, podendo ocorrer também nas brácteas. Os sintomas foram observados na fase reprodutiva da planta ( na formação das primeiras maças). 




Figura 1: Sintomas de mancha alvo na folha do algodoeiro
Fonte: BRUGNERA, 2016- Campus Campo Novo do Parecis.





Figura 2: Pontuação da doença no centro da lesão
Fonte: Lucas Brugnera, Campus Campo Novo do Parecis, 2016.


Epidemiologia
            O fungo é favorecido por temperaturas entre 20 e 32ºC e longos períodos (entre 16 e 44 horas) de alta umidade relativa. A doença é severa em regiões chuvosas sem ocorrência de períodos secos prolongados. Com característica de resistência a diferentes faixas de temperatura torna o controle deste patógeno ainda mais difícil. A disseminação do fungo é feita principalmente pelo vento e sementes infectadas. O patógeno também pode sobreviver em restos culturais, sementes contaminadas e em plantas hospedeiras.

Controle
             O controle com fungicida ainda não é muito eficiente por ser uma doença que ainda é pouco estudada. Deve se fazer a eliminação do resto de cultura, hospedeiro alternativo, tiguera, utilizar sementes sadias no plantio e evitar sucessão soja/algodão, pois o mesmo fungo causa dano na soja, também causa no algodão.


Um comentário: