segunda-feira, 21 de março de 2016

ANTRACNOSE

 ANTRACNOSE - Colletotrichum graminicola


ETIOLOGIA
O agente causal da doença é o fungo Colletotrichum graminicola, sobrevive na forma de inóculo em sementes e restos culturais do milho.
SINTOMA

 Os sintomas são encontrados na nervura central das folhas, são de coloração marrom,  avermelhada a roxeada. Em estádios mais avançados a doença pode ser presente no limbo foliar. Os sintomas podem se apresentar de forma isolada ao longo da nervura central da folha e posteriormente coalescerem consumindo toda a nervura da folha.
Figura 1. Sintoma foliar de Antracnose na nervura
Fonte: Brugnera, 2016 – IFMT - Campus Campo Novo do Parecis, 2016.



EPIDEMIOLOGIA
Condições  climáticas favoráveis como temperaturas entre 25 a 35Cº e umidade superior 85% são fatores de grande importância para sobrevivência do agente e seus processos reprodutivos. Quando presente em semente o fungo em condições ótimas inicia seu processo de proliferação da planta apresentando sintomas iniciais.

CONTROLE
Rotação de cultura com espécies leguminosas, uso de cultivares resistente ou tolerante quando disponível, escolha de semente sadia e adubação equilibrada. Controle químico visando a qualidade dos grãos com triazol e estrobilurina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário